cabelo 4c cabelo afro

Cabelo afro é cabelo duro?

11/12/2015 10:01:00 AMForça na peruca



Olá pessoal

Hoje quero refletir sobre algo que vem acontecendo comigo há um tempo. Quando estou com o meu cabelo afro- black – grandão e volumoso, muitas pessoas chegam perto e pedem pra tocar. Quando tem minha aprovação e tocam o meu cabelo afro TODAS – eu não estou exagerando – TODAS as pessoas de várias idades que tocam falam – “O cabelo é macio”, “O cabelo é fofo”ou “Nossa, é fofinho!”. Como moro em minas, o comentário geralmente vem seguido de um “Uai”.

mulher negra violão
 Depois de um tempo ouvindo sempre os mesmos comentários, comecei a pensar o por quê do comentário ser o mesmo. O que me levou a acreditar que, todos que tocaram o meu cabelo acreditaram que o cabelo seria duro. Duro como a música “Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear”.
negra tocando violão
Não existe cabelo duro – eu já toquei vários tipos de cabelo cacheados, afro... e digo com total certeza que não existe cabelo duro. O cabelo duro está mais no olhar cheio de conceitos distorcidos que vem de anos e anos atrás. Décadas. Séculos. 
O único cabelo duro que de fato é duro, é o cabelo com laquê ou gel fixador, esse sim fica duro.
Deixo claro desde já que por mais seco que o cabelo afro esteja – ele nunca fica duro. Não existe cabelo afro duro, lamento informar que isso é lenda urbana.

Mas o cabelo afro carrega o conceito de ser duro, ou ruim.
Tem gente que odeia que toquem em seus cabelos. Quando me pedem pra tocar no meu, eu faço questão de deixar, que sintam a textura sob seus dedos, porque cada comentário que recebo falando que ele é macio é uma prova de que alguns conceitos podem mudar com um simples toque.

Quando eu trabalhava dando aula, as crianças amavam brincar de apertar meu cabelo. Pensem na cena- eu agachada explicando a atividade para uma criança e a outra atrás de mim apertando o cabelo e falando: "Toin, Toin, Tóin". Chegava a ser engraçado. É gostoso! É delicioso tocar um cabelo afro exatamente por isso - por ser  um cabelo na maioria das vezes volumoso e por geralmente ser macio. É quase tão bom quanto pular numa cama, vai por mim.

 Fiz um vídeo onde falo um pouco a respeito disso, e espero que gostem. Ainda não troquei a foto ícone do vídeo, não repare minha cara estranha- vai por mim- era a menos pior.




Fotos: Diego Nunes

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Formulário de contato