blog sobre perucas blogueira negra

Pra quê pintar o cabelo se temos peruca?

5/13/2015 01:13:00 PMForça na peruca


Estava lendo uma matéria há uns dias atrás no portal MSN Brasil, onde dizia que a atriz Marina Ruy Barbosa teria sido taxada de antiprofissional por não querer pintar o cabelo para uma novela.
Segundo a matéria, que pode ser lida na íntegra aqui 
a atriz foi chamada de antiprofissional por não aceitar pintar os cabelos para viver a noiva cadáver Malvina, na série da Globo Amor te amo.
Na matéria diz que a atriz colocou como condição, usar uma peruca para compor o personagem, e por isso foi taxada de antiprofissional. Mas que supostamente aceitaria pintar para receber um cachê de 1 milhão.

Aí fiquei pensando: o cabelo é dela, ela pode pintar quando desejar, creio eu. Se existem as perucas, pra quê ela teria que pintar o cabelo apenas para fazer uma série? Sem desmerecer a série, mas o tempo de gravação é bem menor do que uma novela, se formos pensar assim...
 Parece que no Brasil o pessoal que cuida de caracterização ainda não compreenderam que as perucas podem ser tão naturais quanto o cabelo natural. 

Mas também existem exemplos no cenário internacional. A Ariana Grande, por exemplo, grande cantora, o sobrenome faz jus ao talento vocal! Ela sempre é vista de cabelo amarrado. E as pessoas começaram a questionar, porque ela nunca mudava o visual. E ela desabafou sobre isso em seu instagram: "Eu tive que descolorir meu cabelo e tingir de vermelho a cada duas semanas pelos primeiros quatro anos para interpretar Cat (uma personagem de um seriado chamado Victorious, onde ela ficava com o cabelo vermelho)omo se pode imaginar, isso destruiu completamente o meu cabelo … Meu cabelo real está de volta ao marrom e eu uso apliques, mas eu uso com rabo de cavalo, porque o meu cabelo de verdade é tão quebrado que parece uma engrenagem ridícula quando eu o deixo solto”, disse Ariana. 
“Portanto, por mais irritante que seja para vocês ter de olhar para o mesmo penteado o tempo todo, é tudo que funciona para agora (e eu me sinto confortável, pela primeira vez em anos) … Então, por favor me dêem um tempo sobre o cabelo (ou simplesmente não olhem para mim lol). É APENAS CABELO afinal. Há coisas bem bem bem mais importantes”, continuou. 



Achei um absurdo terem feito isso com o cabelo da Ariana Grande. Eu também assistia a essa série, ela passava na Band, antes dela bombar de fato na música pop, eu assistia essa série antes de sair pra trabalhar, e sempre via ela de cabelo vermelhão, chamava a atenção.
Fiquei super feliz quando vi seu trabalho de cantora ser reconhecido mudialmente e quando li o desabafo dela sobre o cabelo pensei: Caramba, porque não usaram uma peruca nessa menina? Assim não danificaria tanto assim o seu cabelo. Uma coisa tão simples... Eu hein!
Atriz Heaven Simoné no musical Sister Act - Mudança de Hábito

No cenário de teatro musical internacional por exemplo, praticamente todos os cantores usam perucas, mesmo que o cabelo seja semelhante, eles usam perucas. Tenho um amigo que trabalha em musicais na Alemanha e ele disse: Nada, nada de cabelo natural, tudo peruca e feitas sob medida. Não existe a real necessidade de pintar e modificar drasticamente o cabelo da atriz ou ator só pra compor personagens, as perucas estão aí pra cumprir seu papel, e cumpre muito bem.

O mesmo acontece no cenário nacional: Marisa Ortz no musical A Família Adams, é um exemplo da naturalidade da peruca. A lace wig foi confeccionada pela peruqueira Simone Momo.



























Fotografia Mario Rodrigues


Vendo Marina Ruy, que foi de fato a inspiração para esse post, mas que acabou fazendo com que eu abrangesse outros personagens, fiquei impressionada com a naturalidade da peruca. É a prova de que as atrizes NÃO precisam submeter seus cabelos a químicas tão fortes a cada papel. Elas podem ter o cabelo que quiserem e manter os seus intactos. Existem tantas alternativas...algumas delas até já usam muita dessas técnicas e nós, inocentes, achamos que é o cabelo natural.

Eu fiz esse post bem rápido, pretendo pesquisar mais sobre outras atrizes que utilizaram técnicas bem bacanas em seus cabelos e que nós, achamos que era o cabelo natural.
Mas desde já deixo um exemplo bem legal pra vocês:

Considero um dos mais bacanas, que nunca esqueci, que foi a atriz Gwyneth Paltrow na série Glee. Eu assisto essa série e no dia em que vi ela de peruca castanho dando aula, eu fiquei impressionada com a naturalidade da peruca dela. Eu até falei alto: Woww essa peruca é fodástica! A matéria que elogia a interpretação da atriz na série e que fala da peruca está aqui.


Mais uma foto dela com as madeixas naturais e loiras na série e ao lado ela na com a peruca castanho

Gostei dessa foto abaixo que mostra o tamanho do cabelo dela na série

E aí me pergunto: é falta de profissionalismo usar perucas em séries e novelas? Pelo contrário, considero um mega trabalho, principalmente quando fica muito natural, como aconteceu com Gwyneth
O que achei muito legal foi o fato dela usar a peruca para dar uma aula na série. Mesmo sendo apenas para dar aula, a peruca estava magnífica!
E quando a situação exige uma peruca bacana... porque era um disfarce, como no caso dessa novela(Alto Astral), aí arrumam uma peruca com essa naturalidade...#sqn
Me levam a concluir que quando eles querem arrumar uma peruca bacana, eles conseguem e fazem muito bem, mas quando não querem...

You Might Also Like

6 comentários

  1. Também não entendi muito bem a peruca que usaram na novela das 7. Aff!!
    Eu adoraria mudar meu cabelo sem ter que pintar ou cortar, gosto dos meus cabelos lisos e longos.
    Mas adoraria poder um dia usar uma peruca mais curta, cacheada ou mais clara.
    Bom post, parabéns.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii tudo bemm? Sim, a peruca da menina da novela (esqueci o nome dela, deu branco) era bem estranha na área frontal. Bastava mesclar com o cabelo dela que também era castanho escuro e ela ficaria, perifeita! Nao perca tempo, adquira logo uma peruca mais curta, rsrs você vai adorar, OU NÃO. já que é acostumada com cabelo longo!

      Excluir
  2. Onde consigo informações para comprar full lace aqui em São Paulo.
    Alias eu moro em Santos, sofro de alopecia androgênico. E venho perdendo cabelo desde junho/2014.
    Sim faço tratamento por isso não estou careca.
    Pode me ajudar?
    Três profissionais recusaram fazer QQ tipo de alongamento.
    Por isso uma full lace, quero poder usar e tirar a QQ momento.
    Não penso em uma peruca, um aplique, sei la

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo informações para comprar full lace aqui em São Paulo.
    Alias eu moro em Santos, sofro de alopecia androgênico. E venho perdendo cabelo desde junho/2014.
    Sim faço tratamento por isso não estou careca.
    Pode me ajudar?
    Três profissionais recusaram fazer QQ tipo de alongamento.
    Por isso uma full lace, quero poder usar e tirar a QQ momento.
    Não penso em uma peruca, um aplique, sei la

    ResponderExcluir
  4. Onde consigo informações para comprar full lace aqui em São Paulo.
    Alias eu moro em Santos, sofro de alopecia androgênico. E venho perdendo cabelo desde junho/2014.
    Sim faço tratamento por isso não estou careca.
    Pode me ajudar?
    Três profissionais recusaram fazer QQ tipo de alongamento.
    Por isso uma full lace, quero poder usar e tirar a QQ momento.
    Não penso em uma peruca, um aplique, sei la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alUCIA tudo bemmm???? te respondi por email ta?

      Excluir

Flickr Images

Formulário de contato